quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Baiacu: Em Vera Cruz na Ilha de Itaparica


Foto: No Município de Vera Cruz na Ilha de Itaparica encontra-se um distrito denominado com um nome de um peixe muito exótico que é BAIACU.
Nascida de um núcleo de povoamento iniciado por jesuítas em 1560 onde hoje está localizada a vila de Baiacu (Vila do Senhor da Vera Cruz), Itaparica teve, em meados do século XVI a primeira plantação de Cana-de-Açúcar e Trigo. Nesta época também foram trazidos os primeiros espécimes de gado bovino. Foi em Itaparica que se instalou o primeiro engenho a vapor em terras brasileiras (Ingá-Açu). E ainda aqui foi construída (em Baiacu) a primeira obra hidráulica do País: uma barragem para suprimento de água potável e para a povoação.
No Município de Vera Cruz na Ilha de Itaparica encontra-se um distrito denominado com um nome de um peixe muito exótico que é BAIACU.

Nascida de um núcleo de povoamento iniciado por jesuítas em 1560 onde hoje está localizada a vila de Baiac
u (Vila do Senhor da Vera Cruz), Itaparica teve, em meados do século XVI a primeira plantação de Cana-de-Açúcar e Trigo. Nesta época também foram trazidos os primeiros espécimes de gado bovino. Foi em Itaparica que se instalou o primeiro engenho a vapor em terras brasileiras (Ingá-Açu). E ainda aqui foi construída (em Baiacu) a primeira obra hidráulica do País: uma barragem para suprimento de água potável e para a povoação.(Por: 
Pierjo Leveque)

Reactions:

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário será verificado antes de ser publicado.