» » Casa de Barro


As casas feitas de barro que ainda hoje servem de moradia para milhares de brasileiros, estão no centro de uma questão de saúde pública.



 Até hoje, elas fazem parte da paisagem das localidades de Baiacu, Ponta Grossa, Campinas, Catu em Vera Cruz., no Brasil ainda existem milhares de casas como estas, feitas de barro e madeira.

Elas se multiplicaram na região Nordeste do país, por causa do baixo custo e da facilidade para construir. "só barro, não tem cimento”, explicou uma moradora.

O problema é que a  favorece a proliferação de insetos, principalmente o barbeiro, transmissor da doença de Chagas.

"Se aquela infecção for recente, existe a cura quando ela se cronifica você vai conviver com os sintomas, vai lidar com esses sintomas e tentar prolongar o máximo possível a vida do paciente com Chagas", explicou o coordenador de endemias.

A chuva forte, o vento colabora com a degradação rápida do barro que reveste as paredes das casas de taipa. Surgindo algumas fendas por fora, elas servem de moradia para o barbeiro e os buracos que aparecem acabam sendo  porta de entrada para o transmissor da doença de Chagas. 

Construir  e mora em uma casa de tijolo antes de contrair a doença de Chagas é um sonho para quem ainda vive entre paredes de barro: "Se puder escolher, lógico que preferíamos mora em uma casa mais segura".


Ação Cidade

Postador Otaciano Santos

Olá, Gostou da matéria? Compartilhe nos botões acima.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta

Seu comentário será verificado antes de ser publicado.